Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 22 de junho de 2026

O novo point da terceira idade



Você acha que o ápice tech para seus pais é conseguir recuperar a senha do gov.br?
 Se você ligar para eles agora e der ocupado, há uma chance bem real de estarem refinando um prompt no ChatGPT ou editando um vídeo para o YouTube.

Em vez de se desligarem do mundo, idosos acima de 60 anos estão mergulhando de cabeça na AI para abrir negócios, criar aplicativos do zero e até gerenciar tratamentos médicos complexos.

  • O uso de AI entre americanos com mais de 50 anos quase dobrou de 2024 para 2025, saltando de 18% para 30%.
  • Adultos nessa faixa etária já passam mais de 4 horas por dia em frente às telas e dobraram o consumo de YouTube na TV nos últimos anos.

Além disso, em uma diferença de 10 anos, a posse de smartphones nessa faixa etária disparou para 90%, mostrando que o vício pode passar de geração em geração.

Por um lado, a imersão na tecnologia é uma virada de chave, com ferramentas e apps colaborando em atividades do dia a dia. Por outro lado, terceirizar tarefas intelectuais traz o risco de diminuir o estímulo cerebral que eles tanto buscam.

No Brasil, o movimento também é real. O número de idosos conectados à internet saltou de 45% para 69% entre 2019 e 2024 — 11 milhões de pessoas a mais em cinco anos. A posse de celular entre os 60+ também subiu, chegando a 78%.

(The News)

Ameaças de Trump travam negociações entre EUA e Irã


Tudo saiu conforme o não-planejado. O vice-presidente americano, JD Vance, desembarcou na Suíça para um encontro com o presidente do parlamento iraniano, Mohammed Ghalibaf, onde os dois discutiriam uma trégua definitiva no conflito entre os países

Lembrando que o memorando assinado na semana passada previa um prazo de 60 dias para um acordo final focado no programa nuclear iraniano e no levantamento das sanções contra a economia do país.

Tudo parecia bem, com o próprio presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmando que esperava que os envolvidos nas negociações conseguissem fazer o processo avançar com sucesso”.


Mas o clima de vamos virar a página durou pouco

O Irã já havia iniciado o diálogo irritado com os contínuos ataques de Israel contra o Hezbollah no Líbano — mesmo após a assinatura do memorando —, chegando a anunciar um bloqueio no Estreito de Ormuz.


Vendo isso acontecer, Trump elevou o tom e foi às redes sociais ameaçar atacar o Irã “com muita força” se o Hezbollah não fosse contido. Em entrevistas, sugeriu também cobrar pedágio em Ormuz.


A partir daí, o estrago já estava feito na Suíça. Sentindo-se ofendida, a delegação do Irã abandonou as mesas de negociação. Os iranianos avisaram aos mediadores que não voltam a sentar com os americanos até que Trump peça desculpas pelas ameaças.

  • Vance minimizou o impacto da violência no Líbano, afirmando que progressos foram feitos para pôr fim às hostilidades. "Essas coisas são sempre um pouco complicadas", disse ele.

Ainda assim… Os dois lados conseguiram um acordo técnico preliminar para aliviar as sanções ao petróleo iraniano. No entanto, os diplomatas terão que trabalhar em dobro para tentar salvar a trégua de 60 dias.

(The News)

 

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

O Arraial da Assembleia fechou a festança com uma programação diversificada e o terreiro junino completamente lotado


Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

LEIA MAIS E VEJA GALERIA DE FOTOS...

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Em encontro no Polo Coroadinho, Orleans Brandão afirma que vai solucionar problemas do transporte público de São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, atendendo a convite do vereador Daniel Oliveira. 


O evento reuniu lideranças políticas, representantes comunitários e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

Durante o encontro, Orleans destacou a parceria construída e ações realizadas na comunidade desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.

O pré-candidato ressaltou ainda que o diálogo permanente com as lideranças locais permitiu identificar demandas importantes para os moradores do Polo Coroadinho e garantiu a execução de ações voltadas à comunidade.

Entre os compromissos assumidos durante o encontro, Orleans destacou a necessidade de implantação de uma unidade do Viva Procon na região. Outro tema abordado foi a situação do transporte público da capital. Orleans afirmou que pretende buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade aos usuários do sistema. Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, afirmou.

Time unido

“Faço parte de um time que vai caminhar ao seu lado. Um time que terá o próximo governador do Estado para fazer a diferença aqui. Nós vamos caminhar juntos, de mãos dadas, para trazer as melhorias que essa região precisa”, afirmou o deputado estadual Glalbert Cutrim, também presente no evento.

Já o vereador Daniel Oliveira ressaltou o apoio recebido de Orleans nos últimos anos para atender demandas da comunidade. “Orleans pode contar comigo, porque eu honro quem me honra. Foi ele quem nos apoiou para atender as demandas da nossa comunidade quando outros fecharam as portas”, declarou.

Moradores que participaram do encontro também avaliaram positivamente a oportunidade de acompanhar de perto as propostas apresentadas. A professora Antônia Costa, moradora da região há mais de 50 anos, afirmou que foi a primeira vez que ouviu Orleans pessoalmente. “A fala dele demonstrou capacidade de governar o estado, foi muito gratificante”, disse.

A moradora Simone também destacou a impressão deixada pelo encontro. “Gostei do que ouvi, ele me passou confiança”, afirmou.

Ao final do evento, Orleans agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de continuar dialogando com as comunidades para construir soluções voltadas às necessidades da população.

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro.


O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026. 

quarta-feira, 17 de junho de 2026

A relação de Daniel Vorcaro e o senador Ciro Nogueira (PP)

 


Em conversas publicadas há algum tempo, Vorcaro contava para a namorada que Ciro Nogueira era um dos “grandes amigos da vida”. A Polícia Federal resolveu olhar essa amizade um pouco mais de perto.

  • Contexto: Ciro Nogueira é senador pelo Piauí, presidente do Partido Progressistas e um dos principais nomes do Centrão em Brasília. Entre 2021 e 2022, ele foi ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.

Em um documento enviado para o STF que teve seu sigilo quebrado ontem pelo ministro André Mendonça, a Polícia Federal afirmou que Daniel Vorcaro dava “tratamento privilegiado” e “diferenciado” ao senador Ciro Nogueira.



Isso significa que a PF acredita que, enquanto Ciro buscava beneficiar o ex-banqueiro com sua atividade parlamentar — como a “Emenda Master”, que tentava aumentar o limite da cobertura do FGC —, Vorcaro retribuía financeiramente. 

Segundo a investigação, entre as vantagens recebidas por Ciro estavam: 


·         Valores mensais que, em alguns casos, chegavam a R$ 500 mil

·         Participação societária em empresas.

·         Viagens internacionais com hotéis e restaurantes de luxo, em cidades como Paris, Nova Iorque, Lisboa e Courchevel.


Apesar da PF ainda estar estimando esses gastos com viagens, o órgão afirma que a quantia ultrapassa R$ 500 mil em um cálculo “extremamente conservador”. As investigações também apontam que ele bancou uma viagem de Hugo Motta à Lisboa.

Charge do dia...

 


O novo point da terceira idade

Você acha que o ápice tech para seus pais é conseguir recuperar a senha do gov.br?  Se você ligar para eles agora e der ocupad...