Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 27 de julho de 2023

IBGE: Brasil tem mais de 1 milhão de quilombolas

No Brasil, há 1.327.802 pessoas quilombolas, mas apenas 12,6% estão em territórios reconhecidos oficialmente pelo Incra — fase final do processo de reconhecimento e proteção de quilombolas no país. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, em um levantamento censitário inédito sobre o grupo étnico-racial.

Originalmente, os quilombos eram comunidades autônomas formadas por escravos fugitivos que buscavam a liberdade e a resistência contra a escravização no Brasil colonial. Essas comunidades surgiram, em sua maioria, em regiões remotas, como matas e montanhas. O isolamento foi parte da estratégia que garantiu a sobrevivência naquela época, mas também tornou difícil reunir informações precisas sobre as comunidades de hoje. Por isso é que, até hoje, eram desconhecidos dados básicos sobre essa população, como o total de integrantes.

Segundo o primeiro levantamento, o número de quilombolas representa 0,67% da população brasileira. A pesquisa também revela que, a cada 153 domicílios no Brasil, um tem pelo menos uma pessoa quilombola residente.

Utilizando como critério a autodeclaração, o censo identificou que 68,19% dos quilombolas do país vivem no Nordeste. Cerca de metade desse número encontra-se na Bahia e no Maranhão: 29,90% e 20,26%, respectivamente. Na Bahia estão os dois municípios com maior número de pessoas quilombolas, sendo eles Senhor do Bonfim (15.999) e Salvador (15.897).

Apesar de o direito das comunidades quilombolas à propriedade de suas terras estar garantido na Constituição de 1988, o panorama revela que, dos 1.696 municípios com presença de quilombolas, apenas 326 têm territórios demarcados. São 494 quilombos demarcados no país, com 167.202 residentes.

Dentre os territórios oficialmente reconhecidos, o de Alcântara (MA) possui a maior população quilombola residente, 9.344.

Na região conhecida como Amazônia Legal, que engloba oito estados do país (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão, o censo identificou 426.449 pessoas quilombolas, o que representa quase um terço (32,1%) dos quilombolas do país.

(O Globo)

                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Júlio Mendonça e Zé Inácio anunciam visita do presidente Lula a Alcântara

  Os deputados Júlio Mendonça (PCdoB) e Zé Inácio (PT) anunciaram, na sessão desta quarta-feira (18), que está confirmada a visita do presid...