Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Bancos públicos reduzem juros após corte de 0,5 ponto na Selic pelo Banco Central


O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta quarta-feira que irão reduzir suas taxas de juros após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortar a Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano.

No caso do Banco do Brasil, os juros serão reduzidos em até 10 pontos-base (bps) ao mês. A instituição disse em comunicado que as novas condições de crédito estarão disponíveis aos clientes a partir de sexta-feira. Os cortes, segundo o BB, variam conforme as características da linha de crédito.

A redução da taxa básica de juros Selic pelo BC é a primeira em três anos, e a autarquia afirmou ser possível um novo corte da mesma magnitude em setembro.

Os juros serão menores nas linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário para pessoas físicas, enquanto para pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas (MPE) as reduções serão no desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e outros produtos, de acordo com o BB.

Caixa

Pouco depois do anúncio do Copom, a Caixa Econômica também anunciou uma redução total de 2,3% nas taxas de juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS, que passam de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês.

O comunicado do banco afirma que "a redução realizada é resultado direto do reajuste da taxa Selic, repassando aos clientes as repercussões positivas das adequações da política monetária".

A presidente da Caixa, Rita Serrano, avaliou que a redução das taxas de juros "contribui com a organização das finanças dos clientes, em conjunto com as atuais ações vigentes do banco de negociação de dívidas, e para o crescimento da economia do país". (Reuters)

Nota do blog

Apesar de considerada tímida, a redução em 0,5% da taxa de juros Selic servirá para sinalizar para o mercado a tendência de queda e contribuir para estimular o crédito e dinamizar a economia.

Associada ao sucesso do programa DESENROLA BRASIL, que já limpou o nome de mais de 2,5 milhões de pessoas que estão renegociando suas dívidas, a queda dos juros nos bancos públicos, dando o exemplo, e em seguida dos demais bancos privados, poderemos assistir a um novo ciclo virtuoso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Júlio Mendonça e Zé Inácio anunciam visita do presidente Lula a Alcântara

  Os deputados Júlio Mendonça (PCdoB) e Zé Inácio (PT) anunciaram, na sessão desta quarta-feira (18), que está confirmada a visita do presid...