Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Em Goiânia, Brandão apresenta potencialidades do Maranhão na Ficomex 2024 e participa do II Fórum de Governadores do Brasil Central

 

Para divulgar as potencialidades econômicas do Maranhão e atrair novos investimentos para o estado, o governador Carlos Brandão participa da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), que acontece em Goiânia (GO) até a quinta-feira (29). Nesta quarta-feira (28), além dos debates da Ficomex 2024, também aconteceu o II Fórum de Governadores do Brasil Central.

Formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Rondônia e o Distrito Federal o Consórcio Brasil Central é apoiador da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) na realização da Ficomex 2024.

Brandão afirmou que a Ficomex 2024, bem como o II Fórum de Governadores do Brasil Central, representam uma oportunidade importante para debater gestão econômica, produção de riquezas e geração de emprego e renda.

“A reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central dentro da Ficomex é uma oportunidade de debater pautas que vão além da gestão administrativa. Fizemos uma ampla discussão na área empresarial para fortalecer o comércio local e, acima de tudo, fortalecer as exportações. Esta é uma das regiões mais ricas do Brasil, que se destaca pelo agronegócio, e o Maranhão tem o Porto do Itaqui, que atende a toda essa região. Por isso, apresentamos nossas potencialidades para que os empresários possam ir para o Maranhão, gerando emprego e renda”, assinalou Carlos Brandão.

Leia mais...

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Barreirinhas 2024: Vinicius Vale segue liderando para prefeito

 

Vinicius Vale lidera pesquisa

Novo levantamento confirma liderança de Vinicius Vale na disputa eleitoral Barreirinhas.

A pesquisa do Instituto Econométrica, contratada pela Rádio Mirante e Portal Imirante, ouviu 449 eleitores nos dias 15 a 17 de agosto. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento tem o registro com o protocolo MA – 00450/2024.

No cenário estimulado, Vinicius Vale (MDB) aparece com 57%, em segundo lugar surge Léo Costa (Podemos) com 30,1%, Dr. Amílcar (PCdoB) com 7,8% aparece na terceira colocação. Votos nulos 2,9% e 2,2%, não souberam responder.

No quesito rejeição, o atual prefeito da cidade é quem lidera. Amílcar Rocha tem 66,8% da rejeição dos eleitores, Vinicius Vale com 18,9%, Léo Costa com 11,8%, não sabem ou não responderam totalizam 2,4%.

É aguardar e conferir, mas Barreirinhas caminha para ter um prefeito inédito, jovem, articluado e disposto a contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Governo planeja programa para distribuir botijões de gás a 20 milhões de famílias

 

Lula orienta o ministro de Minas e Energia

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, as 5,6 milhões de pessoas que atualmente são contempladas pelo auxílio-gás serão mantidas dentro da nova proposta.

A principal diferença do programa é que ele terá participação da Caixa Econômica e será desvinculado do Bolsa Família.

A Caixa desenvolverá uma plataforma para que os beneficiários se cadastrem e por onde o programa será operacionalizado.

A partir daí, as famílias contempladas pelo programa receberão o dinheiro para compra do botijão. O valor será definido pela ANP com base nos preços praticados em cada região e com um teto máximo.

A agência deve credenciar as revendedoras de gás que, voluntariamente, desejem fazer parte do programa. Serão essas empresas que poderão comercializar o botijão aos contemplados.

O foco são as famílias dentro do CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal, com renda igual ou menor que um salário-mínimo.

Segundo Silveira, o dinheiro recebido por famílias beneficiadas pelo Auxílio Gás é muitas vezes utilizado para outras finalidades, por ser distribuído juntamente com o Bolsa Família.

Como o Gás Para Todos terá um mecanismo próprio, o ministério pretende garantir que a verba seja utilizada pelas famílias para compra do gás.

Os beneficiários receberão o dinheiro de acordo com o valor estipulado pela ANP, que fará estudos dos preços da região onde vive a família e levará em conta, segundo Silveira, o melhor custo-benefício possível.

O novo programa começará a funcionar em janeiro de 2025 e será implementado de forma gradual, inicialmente com custo de cerca de R$ 5 bilhões por ano —patamar semelhante ao do atual auxílio.

A expectativa é que os primeiros meses sejam de implementação da nova plataforma e de seus mecanismos.

A ampliação na quantidade de beneficiários deve acontecer apenas no último trimestre, e a projeção é que as 20 milhões de famílias, que teriam custo de R$ 13 bilhões, sejam atingidas até 2026.

(informações da Folha SP)

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Fogo no Parquinho: Bolsonaro ataca Marçal e gera crise na extrema direita

 

Família Bolsonaro orquestra ataques a P. Marçal

Ao ordenar ataque a Marçal, Bolsonaro tenta manter controle da extrema direita

Até outro dia, Ricardo Nunes acreditou que a reeleição cairia em seu colo. O prefeito de São Paulo imaginava estar diante de um roteiro tranquilo. Sem rivais à direita, seria impulsionado pelo peso da máquina e pela rejeição a Guilherme Boulos, visto como radical pelo conservadorismo paulistano. Neste cenário, Nunes herdaria os votos bolsonaristas sem muito esforço. Nem precisaria fazer "arminha" com os dedos.

A pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha mostra que o prefeito precisará recalcular a rota. Em duas semanas, o nanico Pablo Marçal subiu sete pontos, foi a 21% e passou a aparecer numericamente à frente de Nunes, que recuou para 19%. Boulos oscilou para cima e tem 23%. Os três candidatos estão em empate técnico, mas a situação do emedebista parece ser a mais complicada do trio.

Ex-vice de Bruno Covas, Nunes assumiu a prefeitura após a morte do tucano, no quinto mês de mandato. Teve mais de três anos para se tornar conhecido e construir uma imagem positiva. Até aqui, não conseguiu. Sua gestão é boa ou ótima para 25%, mesmo percentual que a define como ruim ou péssima. Quase metade (48%) crava razoável, o que sugere uma cidade indiferente ao alcaide de plantão.

Marçal já lidera a corrida na raia da extrema direita, que vibra com seu estilo rude e histriônico. Este público vê Nunes como um político convencional, um representante do sistema que o capitão diz combater. Em julho, o prefeito piscou para a turma ao insultar Boulos e entregar a vice a um policial bolsonarista. Não bastou, e ele agora será pressionado a radicalizar mais para não acabar fora do segundo turno.

Há apenas oito dias, Jair Bolsonaro disse que Nunes não era seu “candidato dos sonhos” e fez elogios a Marçal. Alguém o avisou do perigo, e ele passou a usar os filhos para torpedear o coach nas redes. A rusga pode definir quem comandará a ultradireita nos próximos ciclos eleitorais, com o capitão impedido de concorrer.

A campanha de Boulos mantém o discurso de que Marçal é problema para Nunes, que ficará cada mais refém de Bolsonaro. Mas a preocupação com o aventureiro também começa a aumentar na esquerda. O maior temor é que seu crescimento ganhe os contornos de uma onda, como a que levou João Doria à prefeitura em 2016.

 (artigo de O GLOBO)

 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Assembleia Legislativa apresenta novo sistema de votação

 

Com foco na modernização, transparência e agilidade no processo legislativo, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) apresentou, nesta quarta-feira (21), durante a realização da sessão plenária, o novo sistema de votação das propostas legislativas. Com o novo sistema, o Parlamento Estadual também cumpre o seu papel de disponibilizar para a sociedade maranhense um serviço ainda mais dinâmico.

O novo sistema foi utilizado durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 003/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a constituição estadual para incluir o planejamento estratégico estadual de longo prazo como horizonte norteador do desenvolvimento, das despesas e dos investimentos previstos no orçamento do Maranhão.

“Pela primeira vez, usamos esse novo sistema e que foi um sucesso. Este avanço tecnológico não apenas moderniza nossos processos, mas também reforça nosso compromisso com a transparência, a eficiência e a participação democrática”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), ao avaliar positivamente a estreia do novo sistema.

Mudanças

O novo sistema é uma atualização do software que já era utilizado para as votações. Ele foi concebido para garantir maior segurança e precisão em cada votação, assegurando que a vontade de cada parlamentar durante a votação das propostas legislativas seja fielmente registrada e respeitada.

De acordo com Bráulio Martins, diretor-geral da Mesa da Alema, a nova ferramenta vem integrada com a plataforma Zoom, agilizando o processo de votação, sem a necessidade de fazer a consulta via videoconferência como era feita anteriormente.

“O novo sistema tornou as votações mais ágeis, seguras e confiáveis. Com o novo sistema, o deputado faz um ato só, participa da sessão, registra presença e vota durante as votações nominais pelo mesmo sistema”, disse.

A adoção deste sistema é um passo importante na modernização do Parlamento Estadual, demonstrando que a Casa legislativa está preparada para enfrentar os desafios do futuro com responsabilidade e inovação, demonstrando ainda que a Alema está cada vez mais ágil, transparente e alinhada com as atuais necessidades do tempo.

(Agência Assembleia)

terça-feira, 20 de agosto de 2024

STF, Congresso e Planalto fecham acordo sobre formato de emendas parlamentares

 

reunião entre os três poderes(Foto: O Globo)

Os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva, fecharam um acordo nesta terça-feira que prevê novos critérios para dar mais transparência, rastreabilidade e correção aos repasses de dinheiro público via emendas parlamentares.

Segundo nota conjunta divulgada pelo STF, eis o acordo sobre as EMENDAS:

  • individuais
    a) Transferência especial (emendas pix): ficam mantidas, com impositividade, observada a necessidade de identificação antecipada do objeto, a concessão de prioridade para obras inacabadas e a prestação de contas perante o TCU;
    b) demais emendas individuais: ficam mantidas, com impositividade, nos termos de regulação acerca dos critérios objetivos para determinar o que sejam impedimentos de ordem técnica (CF, art. 166, § 13), a serem estabelecidos em diálogo institucional entre Executivo e Legislativo. Tal regulação deverá ser editada em até dez dias.
  • bancada:
    Serão destinadas a projetos estruturantes em cada Estado e no Distrito Federal, de acordo com a definição da bancada, vedada a individualização.
  • comissão:
    Serão destinadas a projetos de interesse nacional ou regional, definidos de comum acordo entre Legislativo e Executivo, conforme procedimentos a serem estabelecidos em até dez dias. O relator irá, oportunamente, reexaminar o processo.

·   O acordo também prevê que Executivo e Legislativo discutirão novos termos para a atual vinculação dos valores destinados a emendas parlamentares à receita corrente líquida, de modo a que elas não cresçam em proporção superior ao aumento do total das despesas discricionárias. Atualmente, o valor total das emendas corresponde a 3% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior.

·    Após o almoço, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o acordo foi "razoável".   Essa modalidade (emendas pix) pode ser muito útil, sobretudo em obras inacabadas. Houve entendimento, inclusive por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal, de que ela pode ser mantida, mas com ajustes — afirmou Pacheco.

·    Já o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, elogiou o diálogo entre os Três Poderes. Segundo ele, houve um entendimento "possível".

·         Nós conseguimos, com um diálogo franco, institucional, extremamente produtivo, chegar a um consenso possível diante de visões diferentes. Há um consenso pleno de que é preciso que haja rastreabilidade dessas emendas e transparência — disse Barroso.


Iracema Vale celebra o fortalecimento das relações entre Maranhão e Jamaica

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e dos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Jamaica, Edmund Bartlett, do ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo do Brasil e o Ministério do Turismo da Jamaica. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (19), no Museu do Reggae, em São Luís. 

O objetivo da ação é fomentar e fortalecer os laços entre os dois países, via São Luís e o Maranhão, por meio do turismo e da cultura, principalmente. As duas cidades, além de reunir atrativos naturais reconhecidos mundialmente, compartilham raízes musicais semelhantes: ambas são consideradas capitais do reggae - a Jamaica, a mundial; e São Luís, a brasileira.

"Este é um momento muito importante para o Brasil, pois celebra a parceria entre o Maranhão e a Jamaica. O governador Carlos Brandão, ao lado dos ministros dos dois países, vai fortalecer esse intercâmbio cultural, especialmente em São Luís, que é a capital brasileira do reggae. No Maranhão temos ainda as belezas naturais que também são atrativos para turistas estrangeiros e esperamos receber muita gente da Jamaica", destacou Iracema Vale. 

Leia mais...

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Jovens invisíveis no Ideb

 

Análise da qualidade da educação brasileira não pode mais ignorar esse público que hoje está fora da sala de aula

Cada nova rodada de divulgação do Ideb suscita, naturalmente, debates sobre os resultados de redes públicas e privadas. É positivo que isso ocorra, mas é preciso também reconhecer que qualquer avaliação da aprendizagem tem suas limitações. No caso do Ideb, uma das principais é o fato de captar apenas o que se passa dentro da escola, por ser baseado em testes de matemática e português, combinados com estatísticas de aprovação. Num país em que parcela expressiva dos jovens abandona os estudos antes de completar o ensino médio, isso resulta num diagnóstico impreciso sobre a educação de toda a juventude.

O ensino fundamental sofre menos com a limitação de não avaliar crianças fora da escola. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, 95% da faixa etária entre 6 e 14 anos estavam matriculados nesta etapa em 2023, percentual que sobe para 99,4% se incluirmos também a população ainda retida na educação infantil. Fora da escola, portanto, estão apenas 0,6%. O percentual registrado na mesma pesquisa em 2005, primeiro ano do Ideb, não era muito diferente: 87% das crianças de 6 a 14 no ensino fundamental. Isso significa que não houve no período inclusão maciça de crianças mais pobres ou grande pressão por expansão de vagas. Pelo contrário, a diminuição nas taxas de fecundidade resultou até em menos demanda.

Essa pode ser uma das explicações para o fato de os resultados do ensino fundamental, especialmente os do primeiro ciclo, serem melhores do que os do médio, onde a dinâmica demográfica é bem distinta. Na faixa etária de 15 a 17, entre 2005 e 2023, a proporção de jovens matriculados no médio saltou de 45% para 75%. Isso significa que, felizmente, mais jovens de baixa renda estão conseguindo alcançar esta etapa, demandando mais investimento e adequação das escolas às suas necessidades, mas há ainda um longo caminho a percorrer.

Nesse indicador de juventudes fora da escola, é importante destacar que as desigualdades são mais acentuadas. No Pará, que teve a maior evolução do Ideb no ensino médio nesta edição, apenas 61% dos jovens de 15 a 17 anos estão nesta etapa, de acordo com o IBGE. Em São Paulo, onde os resultados da rede estadual foram frustrantes, a frequência é de 85%. O esforço para trazer os jovens para dentro da escola é, portanto, muito maior no Pará.

Outro retrato da desigualdade foi apresentado por Carlos Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, na coletiva de apresentação do Ideb, na semana passada. De cada 10 jovens entre os 20% mais ricos, nove concluíram o ensino médio até os 19 anos de idade. Entre os 20% mais pobres, são apenas cinco em cada dez. Ou seja, metade fica pelo meio do caminho. Necessitamos urgentemente melhorar a aprendizagem daqueles que já estão na escola, mas ainda falta muito também para garantir que todos os jovens consigam concluir a educação básica. A análise da qualidade da educação brasileira não pode mais ignorar esse público que hoje está fora da sala de aula.

(Por Antonio Gois)

 

Em Imperatriz, governador autoriza implantação de unidades da Casa da Mulher Maranhense em mais dois municípios

 

Como parte das comemorações pelos quatro anos da Casa da Mulher Maranhense (CMM) de Imperatriz, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou nesta sexta-feira, 16, o I Simpósio sobre as Boas Práticas de Atendimento em Rede às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica na Região Tocantina. O evento foi realizado na sede da Casa e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que aproveitou a ocasião para autorizar a implantação de unidades da CMM em mais dois municípios: Codó e Barra do Corda. 

“Aproveitamos o dia para comemorar os quatro anos da Casa da Mulher Maranhense aqui em Imperatriz e para fazer alguns anúncios. Não tenho dúvida de que isso vai fortalecer essa política de combate à violência contra as mulheres”, afirmou Carlos Brandão.  

Outra medida anunciada pelo governador foi a execução da obra de reforma da CMM de Imperatriz, a inauguração da Casa da Mulher Maranhense de Itapecuru e a ampliação da Patrulha Maria da Penha. 

“Estamos também ampliando a Patrulha Maria da Penha. Eu recebi [o governo] com nove e hoje são 22. A gente tem que ampliar cada vez mais para que a população tenha segurança. Não adianta inaugurar a Casa da Mulher Maranhense sem a Patrulha Maria da Penha, que dá proteção às mulheres vítimas de violência”, enfatizou o governador. 

O I Simpósio sobre as Boas Práticas de Atendimento em Rede às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica na Região Tocantina integra a campanha "Agosto Lilás - Feminicídio Zero: Nenhuma Violência Contra a Mulher Deve Ser Tolerada", ação nacional promovida pelo governo federal, por meio do Ministério das Mulheres. O objetivo é combater a violência contra a mulher e reduzir os índices de feminicídio. 

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, celebrou a realização do evento e o anúncio de novos equipamentos para reforçar o combate à violência contra a mulher em todas as regiões do Maranhão.  

“Esse evento é de grande significado para nós que trabalhamos no enfrentamento da violência doméstica familiar. Toda a rede presente nesse evento. O governador leva essa iniciativa para as 18 regionais do nosso estado. São várias iniciativas importantes”, ressaltou a secretária. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Dr. Rycardo surge como uma boa opção para a Câmara municipal de Pinheiro

 

Um novo nome para uma nova Câmara: Dr. Rycardo

Começou nesta sexta-feira (16/8) o período da campanha eleitoral de 2024. Em Pinheiro, registraram-se 209 nomes para o cargo de Vereador, que concorrerão a 17 vagas ao poder legislativo pinheirense.

Entre os nomes registrados, destaca-se como uma boa opção para a renovação da Câmara, o jovem advogado Dr. Rycardo, com o número 55.678, partido PSD.

Militando na advocacia local, onde possui escritório especializado nas áreas previdenciária, civil e criminal, Rycardo nasceu e cresceu no bairro de Alcântara; estudou no Colégio Pinheirense; é filho do bancário César Soares (ex vice-prefeito) e da professora Kênia Bastos.

"Durante todo o período eleitoral, apresentarei minhas propostas e projetos para as áreas da educação, meio-ambiente, desenvolvimento sustentável, infraestrutura, modernização da nossa legislação e garantia de direitos e cidadania à população", assegura o candidato. 

O projeto começa a ganhar muitas adesões e promete surpreender. 


quarta-feira, 14 de agosto de 2024

IDEB 2023: somente 3 estados bateram meta do ensino médio, veja lista completa

 

Goiás, Pernambuco e Piauí conseguiram atingir os objetivos; Espírito Santo, Paraná, Ceará e Pará também tiveram bom desempenho, enquanto RJ e SP decepcionam

Somente três redes estaduais do país atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, a etapa mais desafiadora do país. Nessa lista, estão Goiás, Pernambuco e Piauí.

As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Por conta da pandemia, o objetivo estabelecido para 2021 foi postergado sem ter sido revisto pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta, agora, discute mudanças do Ideb para os próximos anos, como a fórmula do cálculo e o estabelecimento de novas metas.

Estados como Espírito Santo, Paraná, Ceará e Pará têm notas até maiores do que o Piauí. No entanto, não bateram a meta de 2021 estabelecida em 2007 para eles.

Entre 2020 e 2021, o país viveu boa parte do ano escolar com colégios fechados por conta da pandemia de Covid-19. Especialistas em educação apontam que esse evento pode ter prejudicado a trajetória de alguns estados para alcançar a meta.

Já Rio e São Paulo tiveram desempenho muito abaixo do esperado. O estado governador por Cláudio Castro voltou para a penúltima posição do país, o que aconteceu em 2011. A meta de 2021 era de 4,6 e o RJ atingiu 3,3, valor previsto para 2013 e que deveria ter sido superado desde o 2015.

Já São Paulo ficou com 4,2, a 9ª maior nota do país, mas longe da meta de 5,1 e ainda viu um recuo dos patamares pré-pandemia. Em 2019, o estado tirou 4,3. O estado do governador Tarcísio de Freitas tinha o desafio de atingir 4,2 em 2015.

Em nota, a secretaria estadual de SP informou que esses resultados "reforçam o diagnóstico feito pelo governo do Estado no início da gestão, que aponta defasagem na aprendizagem e a necessidade de implementar medidas para recuperar o déficit acumulado ao longo da pandemia e que ainda reflete nas avaliações dos alunos da rede" e que "as principais ações nesse sentido foram implementadas a partir do segundo semestre do ano passado".


O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados. . Em conjunto, as redes estaduais brasileiras tiraram nota 4,1. A meta era 4,9.

A principal estratégia do país para melhorar o ensino médio é a reformulação do modelo. Em 2017, o governo do presidente Michel Temer aprovou uma reforma implementada a partir de 2022. Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou mudanças neste modelo após diversas críticas.

O Novo Ensino Médio, no entanto, ainda não teve impacto nos resultados do Ideb anunciados nesta quarta-feira na maior parte dos estados. O indicador avalia apenas os alunos do 3º ano do ensino médio e apenas São Paulo implementou o novo modelo em toda a rede em 2021.

(informações de O Globo)

Assembleia Legislativa reativa Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão reinstalou, nesta terça-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que tem como objetivo tratar sobre assuntos relevantes para a população da região, nas mais diversas áreas. Durante o ato de instalação, foram eleitos o presidente do colegiado, deputado Jota Pinto (Podemos); o vice-presidente, deputado Cláudio Cunha (PL); e o relator, deputado Júlio Mendonça (PCdoB).

Também participaram da reunião de reabertura dos trabalhos os parlamentares Ariston (PSB), Júnior Cascaria (Podemos), Florêncio Neto (PSB), Neto Evangelista (União Brasil) e Glaubert Cutrim (PDT).

Segundo o deputado Jota Pinto, que foi o autor do requerimento para a reinstalação do colegiado, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense funcionou entre os anos de 2011 a 2014, quando atuou de forma decisiva na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.

Entre as conquistas atribuídas pelo parlamentar ao colegiado durante o tempo em que esteve ativo estão barragem de Maria Rita, entre Bequimão e São Bento, melhorias na MA-014 e ainda a ponte sobre o Rio Pericumã, que liga os municípios de Central e Bequimão, entre outras.

“A frente serve para, além de promover audiências ouvindo a população, acompanhar o trabalho do Poder Executivo na Baixada Maranhense, indicar, acompanhar, fiscalizar e estar presente na região. Nosso objetivo é ter uma frente parlamentar que acompanhe todos os trabalhos nesta parte do estado”, destacou Jota Pinto.

Nas próximas reuniões da frente parlamentar, previstas para ocorrer quinzenalmente, sempre às terças-feiras à tarde, deverão ser discutidos assuntos ligados à saúde, infraestrutura, turismo, geração de emprego e renda, fixação da população nos municípios, entre outras agendas.

Para o deputado Cláudio Cunha, vice-presidente da frente, o colegiado ressurge para fortalecer as pautas da população da região. “Um terço da população do Maranhão vive na Baixada do Maranhão e agora, com esta frente, vários deputados voltam seus olhares e sua responsabilidade para a região, tornando a pauta uma só, que é o desenvolvimento da área, então, essas pautas que eram individuais de cada parlamentar, agora passam a ter a amplitude da coletividade. Quem vai ganhar com isso é a população da baixada do Maranhão”, destacou o parlamentar.

 “A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada agrega vários parlamentares e, juntos, somamos forças em prol da região. Vamos discutir temas como infraestrutura, desenvolvimento do turismo, geração de emprego e outras questões importantes para o desenvolvimento da área”, reforçou o deputado Júlio Mendonça.

(Agência Assembleia)

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Apple vai lançar nova versão do iPhone SE no ano que vem. Veja os detalhes

 

Será a primeira atualização do celular de baixo custo desde 2022

A Apple vai lançar, já no início de 2025, um novo iPhone SE — a primeira atualização para seu telefone de baixo custo desde 2022. Este modelo se parecerá com um iPhone 14, com uma tela OLED mais nítida que se estende por todo o dispositivo.

E, assim como os lançamentos de outros modelos previstos pela empresa para este ano, o novo iPhone SE será turbinado com o Apple Intelligence, as novas ferramentas de IA da Apple.

Há a expectativa de que a Apple consiga reduzir o preço deste novo iPhone SE para US$ 500 – e isso pode significar um sucesso de vendas.

Mas a grande novidade em 2025 virá em setembro, data prevista para o lançamento do iPhone 17. Essa linha oferecerá um novo tipo de smartphone — seria uma espécie de “quarto modelo de iPhone”.

A linha principal da Apple tem hoje três opções principais: o iPhone padrão, o Pro e o Pro Max. Durante anos, a Apple tem procurado encontrar um quarto tipo de telefone que realmente tenha impacto para seus clientes. Em 2020, ela tentou fazer isso lançando o iPhone 12 mini. O produto foi um fracasso comercial.

Então, o próximo movimento lógico foi ir na direção oposta. A Apple se livrou do mini e criou o iPhone 14 Plus, uma versão maior de seu telefone padrão. Assim como o mini, o Plus também foi um fracasso.

Um problema é o preço: o iPhone 15 Plus é apenas US$ 100 mais barato que o mais poderoso iPhone 15 Pro, então muitos consumidores acham que vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro por um telefone significativamente melhor.

A apresentação de vendas provavelmente será assim: se você quer algo mais sofisticado do que um iPhone padrão — mas não precisa realmente do desempenho, do tamanho da tela ou das câmeras de um modelo Pro — você pode obter algo que parece muito mais legal, mas com as especificações de um iPhone regular.

A combinação do novo SE e de um modelo slim pode ser boa o suficiente para proporcionar ao iPhone um crescimento significativo de vendas em 2025.

(O Globo)

 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Celebração ao esporte: aberta 52ª edição dos Jogos Escolares e Paralímpicos Maranhenses

 

Durante as próximas semanas, jovens atletas de 126 municípios maranhenses se reúnem em São Luís para uma grande celebração esportiva. Na noite da sexta-feira (9), foi aberta oficialmente a 52ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs). A competição ocorre até dia 2 de setembro e terá disputas em 20 modalidades.

A solenidade de abertura dos JEMs e ParaJEMs aconteceu no Ginásio Georgiana Pflueger, Castelinho, em São Luís. As competições são realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

Durante a solenidade de abertura dos JEMs e ParaJEMs o governador Carlos Brandão anunciou a ampliação do Bolsa Atleta no estado, que passará de 130 para 300 beneficiados a partir do próximo ano, para que mais jovens possam participar desse programa.

“A nossa meta é expandir os JEMs e ParaJEMs a cada ano. Em 2023, tivemos 114 municípios. Este ano são 126. Essas competições dão oportunidade aos jovens do nosso estado para que eles possam mostrar o seu talento no esporte e quem sabe a partir daqui chegar às grandes competições mundiais. Este é o espírito dos JEMs. Fortalecer a prática do esporte no nosso estado e incentivar o talento atlético dos nossos jovens”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou que os JEMs e ParaJEMs são fundamentais para incentivar o talento esportivo desde a base. “Estes são os maiores jogos escolares do estado e que fortalece a base esportiva, por isso, estamos aqui incentivando esta competição para que outros locais no nosso país tenham jogos deste tipo, criando um esporte cada vez mais fortalecido e nossos atletas despontando nas competições nacionais e internacionais”, disse.

O secretário do Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, informou que os JEMs e ParaJEMs vão reunir mais de 1.200 atletas na edição 2024. “Nossos jogos educacionais deste ano está batendo todos os recordes em uma edição que traz de volta modalidades esportivas como o Beach Soccer e pela primeira vez inclui a Capoeira. Além disso, estamos trazendo de volta o Castelinho para esta competição, que é o maior e melhor ginásio esportivo do Norte e Nordeste”, garantiu.

JEMs e ParaJEMs 2024
Na edição 2024, os JEMs atingiram um recorde histórico com 126 municípios inscritos. Pela primeira vez, as cidades de Conceição do Lago-Açu, Mata Roma, Santana do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Satubinha participam do maior evento de esporte educacional do estado.

Além disso, a edição deste ano conta com novidades como a volta das competições de beach soccer e pela primeira vez será feita uma competição experimental da capoeira, que terá um espaço especial para ser realizado dentro da programação do evento.

Atletas
Para os jovens atletas que irão participar das competições a expectativa é alta. “Durante as férias eu treinei todos os dias. Eu fui muito bem na fase Metropolitana dos JEMs, conquistando duas medalhas de bronze e duas de prata. Por isso, minha expectativa esse ano é conseguir me classificar para os JEBs”, comentou Matheus Davi, que compete no atletismo.

Beatriz Marques, estudante que compete no vôlei de praia, destacou a importância da prática do esporte. “A prática do esporte é a melhor coisa que tem. A nossa saúde melhora, nossa vida social melhora e com isso nós crescemos na nossa vida e profissão. Por isso, nós nos dedicamos as nossas modalidades e buscando representar nossas escolas e nossos clubes da melhor forma possível”, contou.

Rodrigo Goulart, presidente da Federação Maranhense de Basquete, disse que os JEMs e ParaJEMs são uma grande ação do Governo do Maranhão. “É sem dúvidas uma grande confraternização do esporte escolar, que envolve também o estímulo à educação, o que é de grande valia para o esporte maranhense e brasileiro, pois revela grandes atletas que representam o estado internacionalmente”, declarou.

Yuri Almeida, presidente da Federação Maranhense de Karatê, falou da importância dos JEMs e ParaJEMs para os jovens do estado. “Temos todo o interesse em contribuir sempre para que este evento seja realizado da melhor forma possível, pois ele é fundamental para incentivar os jovens e os pais desses jovens a continuarem investindo no esporte”, comentou.

Disputas
Os jogos acontecerão entre de 10 de agosto a 2 de setembro e contam com 20 modalidades de disputas individuais e 5 coletivas para crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto), e 16 modalidades esportivas para pessoas com deficiência.

O primeiro bloco das competições inicia com as modalidades coletivas (12 a 14 anos) e segue até o dia 15 de agosto com basquete, futsal, futsal intelectual, futebol de 5, futebol PC, goalball, handebol, handebol intelectual, voleibol e voleibol sentado.

Do dia 18 a 23 de agosto, a disputa será na categoria infanto com as modalidades de beach soccer, basquete, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística e rítmica.

No terceiro bloco, que começa no dia 26 e vai até o dia 28, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, badminton (12 a 14 anos), capoeira, natação, tênis de mesa (12 a 14 anos), tênis de mesa em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo, xadrez (12 a 14 anos) e judô.

No último bloco, de 31 de agosto a 02 de setembro, as competições acontecerão nas modalidades de atletismo (15 a 17 anos), atletismo + 18 ParaJEMs, badminton (15 a 17 anos), halterofilismo, karatê, parabadminton, skate, taekwondo, tênis de mesa (14 a 17 anos), wrestling e vôlei de praia.

Competição nacional
Os campeões do JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, no estado da Paraíba. Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecerão de 20 de setembro a 02 de outubro, em Recife, no estado do Pernambuco.

Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Cerimonial do Governo e das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Administração Penitenciária (Seap), Saúde (SES), Comunicação (Secom), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Juventude (Seejuv) e do IPREV.

Brandão autoriza novos investimentos para a Casa de Apoio Ninar

  O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de investimentos para as famílias assistidas pela Cas...