Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 31 de março de 2025

Governo entrega obras de requalificação do retorno do Olho d’Água/Araçagy e da Estrada da Raposa

 

O Governo do Maranhão entregou mais duas obras para modernizar a infraestrutura viária e dar mais mobilidade ao trânsito da Grande Ilha. Neste domingo (30), o governador Carlos Brandão fez a entrega das obras de requalificação do Retorno do Olho d’Água/Araçagy e da MA-203 (Estrada da Raposa). Também foram entregues novos carrinhos do programa Minha Renda Praia.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão esteve acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão; do vice-governador, Felipe Camarão; do prefeito de Raposa, Eudes Barros; da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale; além de diversas outras autoridades municipais, secretários de Estado, deputados estaduais e federais.

O primeiro compromisso do dia foi a entrega do Retorno do Olho d’Água/Araçagy, onde o governador Carlos Brandão ressaltou a importância estratégica para a infraestrutura viária da Grande Ilha.

“Pela região do Retorno do Olho d'Água passam diariamente inúmeras pessoas a caminho de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, por isso, esta requalificação era necessária. Melhoramos toda a geometria viária para dar mais mobilidade, acabando com os engarrafamentos, além de novo projeto paisagístico para a região”, assinalou Brandão.

Já na MA-203 (Estrada da Raposa), por onde o governador e sua comitiva fizeram carreata pelo trecho requalificado, Brandão afirmou que a obra, além de melhorar o trânsito, tem importância turística e social.

“O turismo em Raposa está crescendo muito e mais pessoas têm visitado a cidade por causa das suas belezas naturais, em busca das rendas, do artesanato, dos passeios de barco. Por isso, precisamos dar a infraestrutura necessária para que a cidade continue se desenvolvendo. Para isso, foi feita a requalificação geral da MA-203, inclusive duplicando a rodovia, que era muito estreita. O novo projeto contemplou desde o acostamento até a ciclovia, protegendo todos que trafegam por lá”, explicou Brandão.

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, agradeceu os investimentos feitos no município. “O Governo do Maranhão demonstra que está planejando a Grande Ilha para o futuro. Essas intervenções que melhoram a ligação de Raposa com os demais municípios, facilitando o acesso do turista e das pessoas de São Luís, vai dar muito mais visibilidade para nossa cidade”, declarou.

LEIA MAIS...

sábado, 29 de março de 2025

O futebol “para as novas gerações” chega ao Brasil

 

Kaká, preside a novidade: Kings League

Neste sábado, estreia no Brasil a liga nacional da Kings League, nova modalidade que promete movimentar o cenário esportivo nacional.


O que é a Kings League? Criada pelo Gerard Piqué (sim, o ex da Shakira) e pelo streamer Ibai Llanos, a competição de Futebol de 7 mistura esporte, entretenimento e inovação, com regras dinâmicas e um formato pensado para engajar a nova geração.

  • Pense que, hoje, a garotada da GenZ e a criançada da Gen Alpha têm dificuldade para assistir 90’ de um jogo de futebol com atenção plena, sem pegar celular, por exemplo.
  • Enquanto isso, o futebol tradicional, pelo menos na visão de Piqué, não otimiza os seus 90 minutos, tendo mais tempo para lances sem emoção e sem objetividade do que o contrário.

Para completar, o modelo inovador transforma ex-jogadores, artistas e influenciadores nos presidentes dos clubes — quase um Football Manager ou Brasfoot da vida real.

A ideia começou com a liga da Espanha, que rapidamente conquistou milhões de espectadores ao redor do mundo, com transmissões gratuitas no YouTube e na Twitch, nos canais dos próprios influenciadores.

Agora, com o Kaká como presidente, vai começar hoje a liga do Brasil. A expectativa é alta, com nomes como Neymar, Ludmilla, Gaules, Jon Vlogs e Coringa comandando algumas das equipes.

 

Como funciona?

  • Jogos de 40 minutos, dois tempos de 20;
  • Substituições ilimitadas;
  • Cartas especiais que podem dobrar gols, conceder pênaltis ou expulsar adversários temporariamente;
  • Um Pênalti do Presidente por jogo, batido pelo influenciador/famoso presidente do time.

A estreia acontece na Arena Kings League, em Guarulhos (SP), e já promete agitar o cenário esportivo brasileiro. Além da disputa pelo primeiro título nacional, os times lutam por quatro vagas no Mundial de Clubes, que vai ser na França.


Vai vingar?

 Só para se ter uma ideia, no início deste ano, a final da Kings League World Cup, vencida pela Seleção do Brasil, atraiu 3,5 milhões de espectadores ao redor do mundo, sendo 1/3 disso somente de brasileiros.

(informações do The News)

sexta-feira, 28 de março de 2025

O que Trump já taxou e como o Brasil sai perdendo com isso

 

A política de taxação dos parceiros comerciais dos Estados Unidos, adotada e anunciada pelo presidente Donald Trump a todo momento, já afetou o Brasil. A tarifa de 20% na importação do aço, adotada em 12 de março, ainda não teve tempo para ser suficiente medida, mas pode causar um prejuízo de até R$ 8,7 bilhões —pouco se comparado ao restante do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, mas que não deixa de ser relevante.

Porém, o "tarifaço" previsto a partir do dia 2 de abril pode fazer o Brasil sentir um pouco mais os efeitos da "mão pesada" de Trump, ainda que tente negociar por vias diplomáticas um arrefecimento das medidas.

lista de produtos que já foram ou podem ser taxados por Trump e que afetam o país:

Aço e alumínio: valendo desde 12 de março, total de 25%. Afeta o Brasil principalmente pelo aço. Como já relatado na reportagem, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada estimativa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o prejuízo pode ficar na casa de RS 8,7 bilhões.

Cobre: sem data oficial. Em 25 de fevereiro, Trump pediu para para a secretaria de Comércio avaliar quanto os EUA pagam pelo cobre importado, para avaliar uma tarifa. A situação pode afetar indiretamente as exportações brasileiras devido ao crescimento mais lento de países como Chile e México. O Brasil exporta pouco desse metal aos EUA, então é provável que o efeito direto da taxa não seja tão relevante.

Etanol: pode entrar no pacote de 2 de abril. O presidente americano já havia falado claramente do exemplo do combustível, que tem uma taxa de importação cobrada pelo Brasil (18%) maior (2,5% dos EUA). Previsão é que a taxa seja, pelo menos, igualada. Apesar da medida, especialistas ouvidos pelo UOL não acreditam em impacto significativo.

Polietileno - um tipo de plástico: não há informação oficial. A suspeita é porque o Brasil cobra hoje 20% de taxa de importação, mas o valor pode subir para 41% após uma investigação antidumping promovida pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

Toras, chapas de madeira e derivados: ainda sem data. Em 1º de março, a Secretaria de Comércio começou a avaliar as taxas de importação de toras e chapas de madeira. Caso haja uma taxação, Brasil pode ser levemente impactado, já que a exportação desses produtos aos EUA não é significativa.

Semicondutores: ainda sem data. Mesmo com investimentos, Brasil mais importa que exporta esse produto, sendo ainda dependente do mercado exterior.

Produtos farmacêuticos: ainda sem data. Quando falou dos semicondutores, Trump disse que também pretendia avaliar taxas para produtos farmacêuticos, mas não houve uma comunicação oficial dessa possibilidade. Pode afetar indiretamente o Brasil.

Retaliação por negociação com Venezuela: ainda na ameaça. Embora o Brasil importe principalmente energia da Venezuela, o impacto direto dessa medida sobre o país é considerado limitado.

Carros e peças de automóveis: válida a partir de 2 de abril. Brasil pode ser impactado com decisão, mesmo que o objetivo principal da medida seja atingir México, Canadá e Europa.

Produtos agrícolas: válida a partir de 2 de abril, mas ainda não há uma lista de quais produtos serão taxados.

(Uol)

Assembleia Legislativa realizará Sessão Solene em homenagem à redemocratização do Brasil

 

Dep. Iracema Vale, presidente da Alema

Foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (25), requerimento de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), para que seja realizada Sessão Solene destinada a homenagear os 40 anos da Redemocratização do Brasil, período conhecido como Nova República. A data e o horário da solenidade ainda serão definidos.

A Sessão Solene fará uma homenagem à liberdade democrática no Brasil. Foi a partir do reestabelecimento do Estado Democrático que o país alcançou avanços que culminaram com a promulgação da Constituição Federal, em 1988.

“Este período se iniciou com a posse de José Sarney como primeiro presidente civil após os governos militares, consolidando as instituições e garantindo direito e liberdade aos brasileiros”, destacou a deputada Iracema Vale.

O evento na Assembleia Legislativa do Maranhão ocorre após a Câmara dos Deputados ter realizado, este mês, Sessão Especial no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil. O marco histórico é celebrado oficialmente em 15 de março, dia em que José Sarney, no ano de 1985, assumiu a presidência do país após 21 anos de ditadura militar.


quinta-feira, 27 de março de 2025

Brandão assina ordem de serviço para intensificar recuperação da MA-014 em parceria com o Governo Federal

 

Os governos estadual e federal formalizaram parceria para intensificar as obras de recuperação da MA-014, rodovia estadual que liga municípios da baixada maranhense. O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Brasília (DF), nesta quarta-feira (26), para assinar ordem de serviço que autoriza o início das intervenções na estrada, em parceria com a União.

A MA-014 tem registrado grande fluxo de veículos desde que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) determinou a interdição da ponte na BR-316, entre as cidades de Santa Inês e Bom Jardim.

“Semana passada estivemos aqui [em Brasília] com o ministro Renan Filho, tratando sobre a MA-014, que foi atingida fortemente por conta da ponte que foi avariada entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês, houve um desvio de tráfego. Trabalhando, encontramos uma solução: uma parceria do governo federal com o governo do Estado”, explicou o governador Carlos Brandão.

O ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, participou da solenidade de assinatura da obra - Santoro está substituindo o ministro Renan Filho, que participa de agenda institucional com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Tóquio, no Japão. De acordo com Santoro, as obras serão iniciadas imediatamente, e até o final de 2025 as intervenções devem ser concluídas na rodovia. O investimento da União previsto para a execução da obra é de R$ 50 milhões.

“A gente já começa amanhã. É um investimento de R$ 50 milhões para a recuperação da MA-014. Isso será em pouco tempo, até o final do ano estaremos com ela recuperada. Estamos fazendo isso por conta da queda das pontes e da interrupção, que gerou fluxo na região”, pontuou George Santoro.

A reconstrução da MA-014 é uma prioridade para o Governo do Maranhão. A estrada apresenta pontos de deterioração e enfrenta problemas de trafegabilidade, principalmente durante o período chuvoso. Ainda em 2024, o governador Carlos Brandão propôs a federalização da rodovia. “O Governo Federal, entendendo da necessidade, da responsabilidade dele em relação a essa situação, fez esse projeto, vai desenvolver a recuperação da MA-014 e em breve veremos as melhorias nessa rodovia”, detalhou o ministro dos Transportes em exercício.  

Obras turbinadas

Antes da parceria com a União, a gestão estadual já contabilizou mais de R$ 40 milhões em investimentos para a recuperação da MA-014. Já foram realizadas obras de reconstrução em mais de 50 km da estrada, a partir do povoado Santeiro, em Viana, além da recuperação do restante da estrada até chegar ao povoado Três Marias. 

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra) do Maranhão, Aparício Bandeira, participou da reunião em Brasília e comemorou a ação conjunta. “Há muito tempo o governador batalha por essa rodovia e hoje tivemos o prazer de assinar esse convênio e o governo federal, por meio do Dnit, que vai nos ajudar, vai entrar em conjunto com a Sinfra, na certeza de que essa rodovia que vai de Vitória do Mearim até Nunes Freire, cerca de 250 km, será turbinada”, ressaltou.

A cerimônia de assinatura do documento que autoriza a participação federal na recuperação da MA-014 contou com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca, de deputados federais e senadores da bancada maranhense, além de prefeitos de São Bento e Vitória do Mearim, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale.

“Hoje viemos aqui junto com a bancada federal e a presidente da Assembleia, para que o governo federal assinasse uma ordem de serviço de manutenção, junto com o Governo do Estado. Essa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal vai fazer com que a gente tenha uma melhor mobilidade na MA-014, atendendo toda a baixada”, concluiu Carlos Brandão.

terça-feira, 25 de março de 2025

Mesmo ausente, Neymar se mantém como 'dono' da Seleção.

 

Há mais de 500 dias longe da seleção brasileira, e cortado para os jogos contra Colômbia e Argentina, Neymar demonstrou nesta data Fifa a sua onipresença e prestígio, mesmo sem jogar.

O atacante de 33 anos foi assunto entre jogadores, comissão técnica e dirigentes, como uma espécie de entidade a qual se deve reverenciar. E a sensação interna é que esse ritual vai seguir até a sua volta.

O retorno de Neymar aos gramados com a seleção está previsto para 4 de junho, quando o Brasil enfrentará o Equador fora de casa, e o astro já deve estar recuperado de lesão.

Dono do time

Internamente, a CBF admite que Neymar seguirá como a principal referência até a Copa de 2026, e se estiver bem fisicamente será o "dono" do time. Entre atletas e comissão técnica, o recado é o mesmo.

Neymar está na mente dos jogadores como ídolo e craque, e Dorival já indicou que com a sua presença a seleção vai se adaptar às suas qualidades. Pressionado, o técnico se apega ao craque.

Jogadores e comissão técnica se apegam à importância do camisa 10, ainda que em campo precisem esquecê-lo e buscar outras alternativas de jogo.

O próprio Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, sabe que o ambiente da seleção trata Neymar como o "presidente" de fato, e não se arrisca a questionar esse tipo de prestígio.

A última participação de Neymar com a camisa do Brasil aconteceu em 18 de outubro de 2023, contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. Mas ele está presente, nas palavras e pensamentos de todos.

Por Diogo Dantas 

Iracema Vale destaca impactos positivos de projeto para revitalização e incremento da infraestrutura aeroportuária do Maranhão

 

Iracema Vale ao lado do governador e demais autoridades

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para revitalização e incremento da infraestrutura aeroportuária do Maranhão. A solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (24), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, visa fortalecer a integração estadual, bem como impulsionar áreas como agronegócio e turismo no estado.

A deputada Iracema Vale destacou ainda o impacto positivo destas estruturas nas ações para a saúde da população do Maranhão.

“O governador Carlos Brandão construirá e dará estrutura para aeroportos municipais receberem aviões de médio e grande porte. O governador, mais uma vez, mostra que está preparando o estado para grandes oportunidades de negócios e desenvolvimento. Isto também impactará nas regionais de saúde, já que possibilitará, também, resgatar pacientes que necessitem de atendimentos médicos mais complexos, salvando vidas”, disse Iracema Vale.

Além da presidente Iracema Vale, participaram do ato os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Dra. Vivianne (PDT), Leandro Bello (Podemos) e Adelmo Soares (PSB), bem como a deputada licenciada e secretaria de Estado da Mulher, Abigail Cunha (PL). Prefeitos, secretários de Estado e outras autoridades também marcaram presença.

“Nós estamos lançando um amplo programa de aeroportos regionais. Entendemos que, quando interiorizamos, levamos o desenvolvimento, pois o aeroporto é uma porta de entrada para desenvolver a região. Não tenho dúvida de que esse é um marco na história do Maranhão. A aviação regional traz o desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Presidente da Alema participou da assinatura da Ordem de Serviço

Cidades

Os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas estão contemplados nesta fase do projeto que abrange tanto reformas estruturais quanto a construção de novos aeroportos.

O prefeito de Carutapera, Amin Quemel, destacou a importância da obra para a região. “Este aeroporto vai beneficiar todo o litoral norte do Maranhão. Era um clamor da população que hoje se concretiza e que fomentará o turismo nesta região que é belíssima”, salientou o gestor.   

Em alguns municípios, o governo estadual construirá os aeroportos a partir do zero. Já nos municípios onde já existem a infraestrutura, o Executivo estadual implementará serviços como a recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem; nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves; implantação de balizamento noturno para aviação regional; melhorias nos terminais de passageiros, entre outras ações.

Estão à frente dos trabalhos as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Infraestrutura (Sinfra), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos. Os projetos seguem as diretrizes de regularização no Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

segunda-feira, 24 de março de 2025

Governo amplia estrutura do Hemomar, entrega veículos e oferta mais serviços para os pacientes

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dário Itapary Nicolau (Hemomar) foi reformado e agora conta com um novo ambulatório. O prédio foi entregue oficialmente neste sábado (22) pelo governador Carlos Brandão juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Os investimentos garantem mais conforto para os pacientes e ampliam a oferta dos serviços disponibilizados pelo Hemomar.

A nova estrutura do ambulatório garantirá atendimento nas áreas de hematologia, hematologia pediátrica e pediatria, além de clínico geral na sala de transfusão. O ambulatório conta ainda com dois consultórios odontológicos e atendimento multidisciplinar nas áreas de nutrição, fisioterapia e psicologia para os pacientes atendidos na unidade.

“Esta unidade atenderá a população na parte do diagnóstico, tratamento e também na coleta de sangue, que salva vidas. Hoje, estamos dobrando a capacidade de atendimento no Hemomar com equipamentos novos e modernos para prestar o melhor serviço para a sociedade”, pontuou o governador.

O espaço conta com sala de transfusão, leitos adultos e pediátricos, farmácia, sala de coleta para realização de exames laboratoriais, além do laboratório de hematologia. Nos consultórios de enfermagem, a equipe realizará a pré-triagem com avaliação de sinais vitais, verificação de peso e altura, entre outros procedimentos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os avanços representam um novo momento para o Maranhão. “Essa entrega do Hemomar representa uma agenda muito bem consolidada do governo Carlos Brandão de investimentos na saúde, desde a atenção primária a média e alta complexidade, ampliando a rede de assistência e se conectando com a base municipalista para que os municípios possam ter acesso a referências de especialidade, através da Secretaria de Estado da Saúde, construindo um SUS mais efetivo e facilitando o acesso aos serviços de saúde para o maranhense”, explicou o secretário.

A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, explicou que a reforma da unidade era aguardada há 14 anos e, agora, o prédio oferece toda a estrutura necessária para o atendimento pleno dos pacientes. “É um avanço e uma conquista a entrega deste prédio, pois são 12 anos que os pacientes aguardavam e agora temos esse prédio com uma estrutura maravilhosa”, disse.

Durante a solenidade de entrega, foi homenageada a memória do médico Dário Itapary Nicolau, que foi gestor da unidade. Estiveram presentes familiares do médico e a presidente da Associação de Pessoas com Doenças Falciformes e Talassemia no Maranhão, Laura Cutrim, que lembrou da dedicação que o profissional tinha para com os pacientes.

“É uma linda homenagem a um profissional excelente que conquistou a todos e nos deixou muitos ensinamentos. Sempre com palavras diretas e sinceras transmitia conforto e segurança aos pacientes. Um grande profissional que nunca vamos esquecer e que sempre teremos saudades”, relatou emocionada.

Veículos

Na ocasião, também foram entregues dois veículos que reforçarão as ações do Hemomar de transporte de pacientes, bolsas para transfusão de sangue, além de coleta externa. Os investimentos representam um grande avanço para as ações do hemonúcleo.

“Com essa entrega, o governador Carlos Brandão proporciona mais estrutura para toda a nossa hemorrede. Temos oito hemonúcleos em todo o estado e 21 agências transfusionais. É uma rede capilarizada para cuidarmos dessa questão importantíssima que é a doação de sangue. Para se ter uma ideia da importância do Hemomar, todos os meses fazemos, apenas aqui, uma média de mais de 2,3 mil atendimentos”, frisou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcelo Duailibe.

A obra de reforma e ampliação do Hemomar foi realizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e contemplou mais de 1.700 m² de área construída. Para segurança e conforto dos pacientes, a obra incluiu medidas de acessibilidade com a instalação de elevadores, sistema de combate a incêndio, climatização, além de um gerador e uma subestação de energia.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Governo do Maranhão entrega escolas reformadas no Tibiri e Cruzeiro do Anil, em São Luís

Brandão ao lado do sub-secretário de Educação, José Antonio Heluy
O Governo do Maranhão entregou mais duas escolas totalmente reformadas em São Luís. Nesta quinta-feira (20), foram entregues o Centro de Ensino Juvêncio Matos, no bairro Tibiri, e o Centro Educa Mais Viriato Corrêa, no Cruzeiro do Anil, reforçando os investimentos do Estado para fortalecer a educação pública.

As duas unidades de ensino foram reinauguradas pelo governador Carlos Brandão, que ressaltou os investimentos do Governo do Maranhão para reestruturar a rede de ensino pública estadual, garantindo a infraestrutura necessária para que os professores tenham as condições necessárias para ensinar e os alunos se sintam motivados a aprender.

“Uma escola bem estruturada incentiva os alunos ao estudo e facilita o trabalho dos professores. Por isso, estamos fazendo obras em centenas de escolas estaduais. Esta semana a gente também entregou a obra de reforma do Colégio Militar Tiradentes I, na Vila Palmeira. Essas escolas vão garantir o futuro desses estudantes e permitir que eles cheguem à universidade”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade de entrega do Centro de Ensino Juvêncio Matos, o governador Carlos Brandão também assinou a ordem de serviço para a construção da cobertura da quadra poliesportiva da unidade de ensino, garantindo mais comodidade durante a prática das atividades físicas.

A secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, afirmou que o trabalho de reforma das unidades de ensino tem modernizado a rede de educação estadual. “As escolas são locais para a construção de sonhos, por isso precisam ter a estrutura e equipamentos necessários para que os alunos possam desenvolver suas habilidades. O Governo do Maranhão tem garantido isso por meio da reforma e modernização de unidades de ensino em todos os municípios. Estamos vivendo uma revolução”, declarou.

 

Centro de Ensino Juvêncio Matos

Localizada na Rua do Mercado, no Tibiri, o Centro de Ensino Juvêncio Matos passou por reforma completa. Foi realizada a revisão da cobertura, troca do forro em PVC, revisão nas instalações sanitária e hidráulica, execução de toda instalação elétrica nova, execução de piso korodur (revestimento de alta resistência, argamassado e de grande densidade, usado em ambientes industriais) no pátio coberto, instalação de janelas de vidro e pintura geral. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Segundo o gestor geral, Ubiratan de Jesus Viégas, a reforma atendeu todas as necessidades estruturais da unidade. “Nossa escola já tinha passado por outras reformas, mas esta realmente resolveu todos os problemas que a escola acumulava há anos. Arrumaram o poço artesiano, a quadra, colocaram guarda-corpos para dar mais segurança aos estudantes entre outros problemas. Então, é um benefício enorme para a escola, para nossos alunos e a comunidade em geral”, comentou.

A professora Sônia Regina Ribeiro, que há 19 anos leciona Língua Portuguesa, também destacou as melhorias que a escola recebeu. “Essa reforma era esperada há muito tempo. Ela trouxe o ar-condicionado. Nós não tínhamos salas climatizadas e isso dificultava muito a rotina em sala de aula. Temos uma nova biblioteca e televisores para realizarmos outras atividades com os estudantes, para que eles tenham mais disposição para estudar. Nós estamos muito gratos por todo o trabalho que foi feito aqui”, disse.

Os alunos também falaram dos benefícios que a reforma da escola vai trazer. “Os professores da escola são ótimos, mas faltava uma estrutura que complementasse o trabalho já feito aqui e agora nós temos isso. A gente já esperava há muito tempo e agora está ótimo”, contou a estudante Mirelly Miriam dos Santos, 16 anos, do 2º ano do ensino médio.

Haylinka Sofia, 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio, também aprovou a reforma. “Essa reforma simboliza não apenas a renovação da estrutura física da escola, mas também o reconhecimento do valor da educação pública e do impacto positivo que ela pode gerar em nossas vidas”, comentou.

A unidade de ensino, que foi inaugurada em 1988, atende a 467 alunos do ensino fundamental maior, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos bairros Tibiri, Tibirizinho, Vila Aparecida, Rio do Meio, São Raimundo e adjacências.

A unidade tem 7 salas de aula, sala para diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca, sala de recursos multifuncional, arquivo, cozinha, rampas de acesso, banheiros masculino e feminino e banheiro adaptado para pessoas com deficiência e quadra poliesportiva.

 

Centro Educa Mais Viriato Corrêa

Em seguida, o governador Brandão reinaugurou o Centro Educa Mais Viriato Corrêa, na Rua do Piquizeiro, no Cruzeiro do Anil. A unidade também passou por reforma completa para garantir melhores condições de ensino aos professores e estudantes. Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Foram executados serviços de demolição do piso de alta resistência, revisão do forro de madeira, plantio de árvores ornamentais, pintura externa, revestimento de cerâmica para o piso, revisão e reparo das instalações elétricas e hidrossanitárias, e instalação de novas louças sanitárias. A quadra poliesportiva da escola também foi totalmente reformada.

O gestor geral da escola, Silvio Pereira, agradeceu pela reforma da unidade, que segundo o educador, era aguardada há quase uma década pela comunidade escolar. Ainda de acordo com Silvio Pereira, além da reforma, a escola foi ampliada e agora conta com laboratório de ciência, nova biblioteca e a quadra poliesportiva foi totalmente requalificada.

“Lutávamos por esta reforma há muitos anos e o governador Carlos Brandão, sensível às demandas da educação, teve esse olhar pela nossa comunidade escolar. Além da reforma, agora somos um Centro Educa Mais com ensino em tempo integral, então só temos a agradecer”, disse o gestor.

Para o estudante William Carvalho, do 1º do ensino médio, com a reforma, além do ambiente mais adequado para o aprendizado, com salas climatizadas, os alunos do Centro Educa Mais Viriato Corrêa também terão um espaço privilegiado para a prática esportiva.

“Essa reforma foi muito útil e veio em boa hora porque estávamos precisando muito dessa reforma e agora temos salas climatizadas, uma quadra nova, antes queríamos fazer algum esporte, mas não tinha como e graças ao governador Carlos Brandão é possível e a quadra está coberta sendo muito melhor para fazer esporte. Com as salas climatizadas temos conforto e podemos estudar mais e melhor”, destaca o estudante.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Jandira Dias, ressaltou que os investimentos em educação são prioridade da gestão estadual para proporcionar “qualidade de vida" aos maranhenses.

“Iniciamos essa manhã no Tibiri, no Centro de Ensino Juvêncio Matos, onde o governador, além de entregar uma escola 100% reformada, quadra revitalizada, ainda assinou a ordem de serviço da cobertura e novas estruturas na quadra da escola. De lá seguimos para o Centro Educa Mais Viriato Corrêa, onde entregamos uma escola reformada, quadra coberta, que vai beneficiar 376 alunos de São Luís. É o nosso governador Carlos Brandão investindo na educação como prioridade na qualidade de vida dos maranhenses”, pontuou Jandira Dias.

Como evitar descontos ilegais na aposentadoria do INSS

Para evitar descontos ilegais no INSS, siga estas recomendações e utilize as ferramentas disponíveis: 1. Monitore Regularmente o Extrato de ...